segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

LIBRAS

ALFABETO

Culinária...

BOLO DE CHOCOLATE NA CANECA
(Rende 2 porções)

2 canecas com capacidade de 150 ml


1 gema

6 colheres (sopa) de leite condensado

1 colher (sopa) de manteiga

1 colher (sopa) de leite

2 colheres (sopa) de chocolate em pó

5 colheres (sopa) de farinha de trigo peneirada

1 colher (café) de fermento químico

1 clara batida em neve

Cobertura

Leite condensado misturado com chocolate em pó a gosto

Em uma tigela ponha a gema, o leite condensado, a manteiga, o leite e o chocolate em pó. Bata com batedor de arame vigorosamente por três minutos. Acrescente a farinha de trigo e o fermento, e misture bem. Junte a clara em neve e incorpore à mistura, mexendo com delicadeza.

Distribua nas canecas e asse por 25 minutos, a 180 graus em forno preaquecido. Se preferir, asse-o em forno microondas. Nesse caso, apenas 3 minutos em potência máxima bastam. Retire do forno e, enquanto ainda estiver quente, faça alguns furos com um palito e despeje o leite condensado misturado com o chocolate. Decore como quiser.

Un poco de Español... Gaturro!

Era uma vez...



Contos e Lendas da Mitologia Grega
POSEIDON


O palácio dourado do deus marinho cintilava nas águas profundas e calmas de uma ilha. Posêidon vivia ali em companhia da rainha Anfitrite. Às vezes saía do fundo arenoso; o mar então se abria para deixar seu carro passar. E ao lado dele se viam as ninfas e os monstros pulando de alegria.
Seus passeios nem sempre eram de bom agouro. O deus era muito irritadiço. Quando sua raiva chegava ao auge, ele surgia das águas brandindo seu tridente. Podia desencadear tempestades e promover a subida da água dos rios, que transbordavam.
Também sabia fazer o chão tremer, provocando os terremotos. Por isso, os homens o temiam e tomavam a precaução de lhe oferecer esplêndidos sacrifícios antes de iniciar uma viagem no mar.

Partituras...


segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Natureza das coisas...

Flor de Lótus
No antigo Egito, a flor e lótus é mencionada no mito da criação do mundo ( cf. Ogdóade); ela nasceu do lodo original, e o divino criador do mundo surgiu 'como um belo jovem' do seu cálice. As suas flores, que abrem-se com o nascer do Sol e fecham-se à noite, foram associadas ao deus Sol e ao desdobramento da luz do lodo da era original mítica. Muitas pinturas parietais nas tumbas tebanas mostram as lagoas de lótus. Papiro e lótus juntos simbolizam a união das partes do reino.

A flor de lótus hindu é o mais importante símbolo para a espiritualidade e a arte dessa área cultural. A sua deusa, Padma, é de origem pré-ariana, e é associada ao campo conceptual da água e da fecundidade.
No âmbito budista, atribui-se ao lótus um significado ainda mais importante. Gautama Buda possui 'olhos de lótus, pés de lótus e coxas de lótus'. A flor de lótus também é o grande símbolo do conhecimento, que do círculo das reencarnações conduz ao 'nirvana'. A fórmula da oração tibetana ' Om mani padme hum' é traduzida por ' Om, jóia do lótus, amén'.

Era uma vez...


Contos e Lendas da Mitologia Grega

A CRIAÇÃO DO MUNDO I

Na origem, nada tinha forma no universo. Tudo se confundia, e não era possível distinguir a terra do céu nem do mar. Esse abismo nebuloso se chamava Caos. Quanto tempo durou? Até hoje não se sabe.
Uma força misteriosa, talvez um deus, resolveu pôr ordem nisso. Começou reunindo o material para moldar o disco terrestre 1, depois o pendurou no vazio. Em cima, cavou a abóbada celeste, que encheu de ar e de luz. Planícies verdejantes se estenderam então na superfície da terra, e montanhas rochosas se ergueram acima dos vales. A água dos mares veio rodear as terras. Obedecendo à ordem divina, as águas penetraram nas bacias para formar lagos, torrentes desceram das encostas, e rios serpearam entre os barrancos.
Assim, foram criadas as partes essenciais de nosso mundo. Elas só esperavam seus habitantes. Os astros e os deuses logo iriam ocupar o céu, depois, no fundo do mar, os peixes de escamas luzidias estabeleceriam domicílio, o ar seria reservado aos pássaros e a terra a todos os outros animais, ainda selvagens.
Era necessário um casal de divindades para gerar novos deuses. Foram Urano, o Céu, e Gaia, a Terra, que puseram no mundo uma porção de seres estranhos.

1. Os antigos pensavam que a Terra era chata, rodeada pelo oceano c coberta pela abóbada celeste.

Turismo... Fundo do mar...

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Mala de viagem...

Entre e veja.
Acervo de filmes, clique e assista!

Entre os céus e reflexões...



"Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã. Portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver."



Dalai Lama

(O atual Dalai Lama é Tenzin Gyatso, o 14º Dalai Lama, sendo ao mesmo tempo líder temporal e espiritual do povo tibetano.)

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Era uma vez...


A princesa e a ervilha
Hans Christian Andersen

Havia uma vez um príncipe que queria se casar com uma princesa, mas não se contentava com uma princesa que não fosse de verdade. De modo que se dedicou a procurá-la no mundo inteiro, ainda que inutilmente, pois todas que via apresentavam algum defeito. Princesas havia muitas, porém não podia ter certeza, já que sempre havia nelas algo que não estava bem. Assim, regressou ao seu reino cheio de sentimento, pois desejava muito uma princesa verdadeira!
Certa noite, caiu uma tempestade horrível. Trovejava e chovia a cântaros. De repente, bateram à porta do castelo, e o rei foi pessoalmente abrir.
No umbral havia uma princesa. Mas, Santo Céu, como havia ficado com o tempo e a chuva! A água escorria por seu cabelo e roupas, seu sapato estava desmanchando. Apesar disso, ela insistia que era uma princesa real e verdadeira.
"Bom, isso vamos saber logo", pensou a rainha velha.
E, sem dizer uma palavra, foi ao quarto, tirou toda a roupa de cama e colocou uma ervilha no estrado, em seguida colocou vinte colchões sobre a ervilha, e sobre eles vinte almofadas feitas com as plumas mais suaves que se pode imaginar.
Ali teria que dormir toda a noite a princesa. Na manhã seguinte, perguntaram-lhe como tinha dormido.
-Oh, terrivelmente mal! - disse a princesa. Não consegui fechar os olhos toda a noite. Vá se saber o que havia nessa cama! Encostei-me em algo tão duro que amanheci cheia de dores. Foi horrível!
Ouvindo isso, todos compreenderam que se tratava de uma verdadeira princesa, já que havia sentido a ervilha através dos vinte colchões e vinte almofadões. Só uma princesa podia ter uma pele tão delicada.
E assim o príncipe casou com ela, seguro de que ela era uma princesa completa. A ervilha foi enviada a um museu onde pode ser vista, a não ser que alguém a tenha roubado.

Un poco de Español... Gaturro!

ARTE EM CONEXÃO...

FOTOS EM MOVIMENTO...

A fotógrafa novaiorquina Jamie Beck mudou totalmente o conceito de GIFs animados ao criar uma respeitada forma de arte, apresentando fotos extremamente impressionantes.
Para quem não sabe, os GIFs animados são famosos na internet. Entretanto, a grande maioria tem caráter humorístico e não guarda grandes preocupações com a qualidade das imagens. O que Jamie faz é exatamente o contrário. As imagens possuem incrível realismo e chama atenção pelos detalhes.

Batizadas como “cinemagraphs”, ela busca não esgotar as possibilidades de uma imagem. Esta realmente parece ser a chave para criar uma arte respeitável.


terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Sugestões de livros...

A sugestão é de uma amiga maravilhosa, a flor de maracujá, assim a  chamo com muito carinho...
R i t a N a s s e r
Escritora, Contadora de Histórias e Educadora

Tem trem na linha

TEM TREM NA LINHA - Rita Nasser
Os sons, cores, personagens se misturam na viagem de trem.
Nossa vida também é com um trem em movimento, pois cada fase pode ser como uma estação.
Temos invernos e outonos, verões e primaveras.


Dicas de sites...


Snooker: Final do Campeonato mundial‏

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Versos...

Em casa


Ao entardecer, pássaros se deliciam com o frescor da grama recém-cortada.
Enquanto lavo a varanda e a alma, meu amor brinca comigo, entre gotas d’ água!
Seu espírito se ilumina nesses momentos! É nestas horas que peço a Deus que abençoe seu sorriso singular e eternize nossa união... Transpiramos o amor, e como é bom suá-lo pelas sete cores do arco-íris! Distraídos na paz da chuva que caí e encantados entre mil pássaros sob o jardim.

Era uma vez...


A PRINCESA


Era uma vez, uma princesa que morava num lindo castelo.
Um dia, a princesa foi passear pelo bosque e chegou num lago.
No lago havia uma ilha. A princesa brincou o dia todo no lago e quando começou a escurecer, ela resolveu voltar para casa.
No caminho, sem querer, tropeçou em algumas pedras.
Chegando no castelo, a princesa, infelizmente não consegui entrar, havia perdido a chave!
Onde poderá estar a chave?

Entre os céus e reflexões...